sexta-feira, 17 de maio de 2019

Entre meleca e cores



“O perceber e o registrar as impressões sobre o mundo ocorrem num processo contínuo-expressivo- que vai se modificando na medida em que as crianças tem contato com as linguagens, com os materiais expressivos e com as intervenções dos adultos e de outras crianças. É na interação da criança com os objetos de conhecimento(desenho, pintura, modelagem, etc.) que o processo expressivo se constitui. Para que esse processo seja desencadeado, para que tenha significado para as crianças e para que possibilite leituras e expressões plurais sobre o mundo,são necessárias intervenções pedagógicas desafiadoras.”
As artes no universo infantil – Ed. Mediação

Deixar suas marcas, ideias e sentimentos é uma das mais encantadoras descobertas quando se proporciona às crianças momentos de criação.

Nossos pequenos artistas do Infantil IC – Professora Sandra Aparecida e Infantil IE Valéria de Paula, deixaram suas  impressões utilizando um diferente suporte, pois existem inúmeras possibilidades além do caderno de desenho e o sulfite.

O suporte para a criação foi o papelão, com textura diferente a imaginação foi longe. E dentro da proposta de um dos projetos de nossa escola, a reciclagem, aprenderam mais uma vez a ressignificar o uso desse material!  

Possibilitando a constituição gráfico-plástica e a exploração de materiais, surgiram grandes quadros e transbordou inspiração!
    















Roda, roda, roda....

... E muito mais!

Crianças, brinquedos, brincadeiras, cultura popular e muita arte!


A construção de brinquedos com materiais reciclados faz parte das atividades desenvolvidas pelas crianças na turma da tarde no Projeto Brincadeira.

 A turma do Infantil II E, veio contar como eles e seus amigos de turno estão construindo brinquedos!

E a assim, aprendendo a reciclar materiais, ressignificando seu uso... 
A natureza agradece!

Não é só isso, não!
A gente não cansa de dizer que brincadeira é coisa séria, tratada com respeito por todos aqui na nossa escola, sabe por que?

As crianças dentro desse projeto estão descobrindo que não é preciso  a compra de brinquedos pra garantir a diversão, a brincadeira se torna mais legal quando é construída!

O percurso vivenciado durante o processo é o mais importante nestas aprendizagens.


 
O brinquedo da vez?
Barangandão

O material?
 Folhas de revista,  papel crepom e barbante


O resultado?

“ Parece pipa” ( várias crianças)

“ Dá para rodar e brincar!” (várias crianças)

“Foi uma coisa muito legal para brincar e levar para casa.” (Izys)

“Gostei de rodar, que até cansei!” ( Marcos Palmeira)


“ Foi legal de brincar e divertir. A gente fica feliz e sorri.”  (Petrik)









A criatividade, percepção motora e visual, movimento e dança foram estimulados .











BARANGANDÃO
“Brinquedo de origem mineira, feito de papel crepom, revistas, fitas coloridas. Quando girado o barangandão parece um gigantesco arco-íris.” Cultura popular

É junto que se aprende!


Cada vez mais a escuta das crianças trazem o rumo para as descobertas significativas.
Afinal, a gente aprende de verdade  quando temos interesse naquilo que chega até nós, não é mesmo?

Através dessas trocas entre crianças e adultos, crianças com crianças, são criadas possibilidades de aprendizagens.

As crianças precisam brincar, experimentar, comparar, vivenciar para entender o mundo ao seu redor, conhecimento de si e do outro e chamamos esse processo de interações.

Valorizando esses conhecimentos, cada vez mais as práticas pedagógicas trazem a aprendizagem partindo das crianças e foi dessa maneira, que trouxemos a vivência da turminha do Infantil IB - professora Magali para vocês:

Um livro de doação chegou até a turma sem nenhuma pretensão...  Tímido, quietinho e até um pouco envergonhado porque ele sabia que era um livro para crianças grandes, pelo menos foi o que disseram tempos atrás por muitos lugares que ele passou.

Mas um livro é sempre um LIVRO! A CURIOSIDADE das crianças é sempre TESOURO na escola e quando esse encontro acontece, é maravilhoso!

O livro trazia informações sobre o corpo humano, dentro do livro, quanta coisa descobriram que tinha dentro do corpo deles!
Foi uma aventura e para completar tinha um ESQUELETO para montar!

Eles descobriram o corpo, indagaram, experimentaram situações e registraram tudo!
Essa experiência trouxe atividades ao ar livre com brincadeiras, o esquema corporal através da montagem do quebra-cabeça do esqueleto e para ficar tudo com um toque especial, utilizaram seus dons artísticos do projeto de artes para registrar suas  ideias desenhando com giz de cal (giz de lousa) molhado com água e cola.







Foi assim, mais um dia de descobertas por aqui.
Até a próxima!

quinta-feira, 16 de maio de 2019

INFORMATIVO PEDAGÓGICO


       No dia 24 de maio de 2019 acontecerá o 2° momento da avaliação dos indicadores de qualidade da educação infantil paulistana em nossa escola.
      No 1° encontro, realizado em 29 de abril de 2019, toda a equipe juntamente com as famílias presentes, levantaram os desafios que precisaremos enfrentar para garantirmos uma escola cada vez melhor para as nossas crianças.
 Assim, convidamos a toda a comunidade para , no dia 24 de maio, construirmos nosso plano de ação para superarmos estes desafios.
                       
     Contamos com vocês!!!!!!
INFORMATIVO CULTURAL

Neste final de semana acontecerá a 15° edição da VIRADA CULTURAL em São Paulo.  Em toda a cidade acontecerão apresentações de música e  teatro, exposições e uma programação especial para as crianças, a VIRADINHA CULTURAL.
Acesse a programação completa no link abaixo!!!!!



https://agendao.prefeitura.sp.gov.br/


Aproveite as atrações infantis para curtir com seus filhos!!!!!!

RÁ-TIM-BUM!


Que alegria poder celebrar a vida, a amizade, partilhar bons momentos com nossas crianças!
No dia 30 de abril, realizamos nossa primeira festa de aniversariantes em 2019 (aniversariantes de janeiro à abril) e como sempre, foi muito animada!


As crianças dançaram, brincaram , inventaram brincadeiras durante todo o tempo.

A festa foi organizada atendendo aos pedidos feitos por elas, previamente conversados em momentos coletivos da turma junto as professoras.

Teve cachorro-quente, pipoca, gelatina, frutas, refrigerante, suco e claro, não poderia faltar a estrela da festa: um bolo bem grandão feito com muito carinho pela equipe da cozinha!

A trilha sonora também estava demais, nossos pequenos DJ’s  levantaram  os hits do momento e curtiram de montão!
E não parou por aí, a vela estrelar (aquela que  solta uma faísca bem grande),  brilhou e fez brilhar os olhinhos de todos, deixando a hora de cantar parabéns bem mais especial, as crianças ficaram encantadas!

E após toda a folia, ainda tiveram mais uma surpresa : o bexigão de doces, foi uma bagunça bem gostosa!

Além do carinho e envolvimento de toda a equipe escolar, não poderíamos esquecer de agradecer as famílias que colaboraram  com o envio dos itens solicitados, vocês fizeram parte deste momento também!

Agora, vamos parar de escrever e trazer o registro mais esperado: as fotos!