sábado, 13 de abril de 2019

Quem conta um conto aumenta um ponto ...



... E foi assim,  a leitura escolhida foi "Mamãe é um lobo!" de Ilan Brenman, ed. Brinque Book e por meio do repertório infantil, se transformou em "Chapeuzinho Vermelho" , que virou reconto feito pela turma!



E do livro, foi para o avental de histórias  e do avental foi para as
experiências teatrais com os bonecos...





  E assim, sem saber e brincando, as crianças experimentaram a narrativa,exercitaram a oralidade, o lúdico e...  A imaginação!













Estimular a leitura, o ato de ler e seus desdobramentos, proporciona à criança a construção  cultural, social e afetiva.
LER É MUITO SIGNIFICATIVO!



"Assegura a elas o direito de ingressarem no universo letrado, antes mesmo de saber o nome das letras."
 (OC p.87)


Nesta aventura, muitas possibilidades são descobertas.
Aproveite o momento, reúna a família e leia para sua criança!
Depois, peça para que ela leia pra você também... Irá se surpreender!





Proporcionamos toda sexta-feira
esse  momento às famílias através do projeto permanente  
Biblioteca Circulante, as crianças escolhem livremente seus exemplares e vão cheias de expectativas para partilhar com a família, a mágica que elas experimentam junto com a professora e seus colegas aqui na escola cada vez que o livro se abre.


   







Valorize esse momento, incentive a leitura!
Criança criativa, é criança feliz!



 “O ato de leitura é um ato mágico. O que existe por trás dessas marcas para que o olho incite a boca a produzir linguagem? Certamente é uma linguagem peculiar, bem diferente da comunicação face a face. Quem
lê não olha para o outro, mas para a página (ou qualquer outra superfície sobre a qual as marcas foram realizadas). Quem lê parece falar para o outro, porém o que diz não é a sua própria palavra, mas a palavra de um Outro que pode ser desdobrada em muitos outros saídos não se sabe de onde, também escondidos atrás das marcas."

(FERREIRO, Emilia. Interpretação, intérpretes,interpretantes".In Piaget Vygotsky, novas contribuições para o debate. Ed.
Ática, São Paulo.)


 



Experiência vivenciada pelas crianças do Infantil I E 
 Professora Valéria de Paula

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Informativo n° 1/2019:

Bom dia!!!

PROJETO PRATO ABERTO



            A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), em parceria com a Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco no Brasil), lançou em 2018, o “Prato Aberto – Comida Boa Não Tem Segredo” para ampliar a transparência no fornecimento de merenda para mais de 995 mil crianças e jovens atendidos nas 3.220 escolas. São mais de 2 milhões de refeições diárias.

          A plataforma é projetada para funcionar em computadores e dispositivos móveis como tablets e celulares. A ferramenta permite a consulta dos cardápios por dia e por escola, com visualização no mapa. É a primeira vez que os cardápios são divulgados por unidade escolar -- até hoje, modelos de cardápio por tipo de gestão eram publicados no Diário Oficial.


Para acessar o cardápio diário da alimentação das crianças, basta acessar o link abaixo e fazer a busca pelo nome de nossa escola.

https://pratoaberto.sme.prefeitura.sp.gov.br/


Fonte:https://www.saudemelhor.com/como-fazer-comida-saudavel-ser-mais-gostosa/




quarta-feira, 3 de abril de 2019

Abraços quentinhos!


É TEMPO DE ACOLHER!

"Precisamos ser convencidos, nós adultos antes de qualquer outra pessoa, que as crianças não são apenas detentoras de direitos, mas portadoras de uma cultura própria. Que eles são cheios de capacidade de elaborar cultura, capazes de construir sua cultura e de contaminar a nossa. "
                                                                            Loris Malaguzzi



Valorizar este momento é, antes de tudo, acolher nossas crianças com cuidado e de forma única, entendendo que esta transição seja para um novo espaço ou para uma nova turma, aconteça de forma gradativa e significativa.

Quem nunca se sentiu inseguro diante de uma nova situação? Mesmo quando adultos precisamos de um "porto seguro" para nos adaptarmos aos novos desafios.

Respeitando esta etapa, nossas crianças tem garantido o direito de se apropriarem à nova rotina. 

Pensamos cada passo para que este ciclo fosse menos doloroso... Sim! Sair do convívio familiar, aconchego do lar  e o fim das férias, não é fácil para ninguém, não é mesmo?

Aqui, recebemos nossas crianças de braços abertos! 
Teve colo, abraço e muito carinho... E como não poderia faltar, muitas atividades que trouxeram a linguagem infantil como principal foco na organização de tempos e espaços: a infância viva e potente! 



Brincar é coisa séria aqui na nossa escola!
Consideramos a cultura da infância e o protagonismo dos pequenos diariamente. 

Aproveitamos para agradecer a parceria em 2018 e consolidá-la ainda mais nessa nova fase na vida de suas crianças.
Fica o convite para que sintam-se também acolhidos, participem da nossa proposta pedagógica, acompanhem nosso Blog, que tem como objetivo trazer até vocês nossas vivências, fazendo desse espaço um lugar formativo e cheio de novidades.



Falando em novidades... Como fazer tantos planos e não partilhar alguns momentos especiais e significativos já vivenciados em 2019?

Aproveitem:




























































Um ótimo ano letivo a todos nós!
Sejam bem vindos!

Equipe da EMEI Laudo Ferreira de Camargo