sábado, 13 de abril de 2019

Quem conta um conto aumenta um ponto ...



... E foi assim,  a leitura escolhida foi "Mamãe é um lobo!" de Ilan Brenman, ed. Brinque Book e por meio do repertório infantil, se transformou em "Chapeuzinho Vermelho" , que virou reconto feito pela turma!



E do livro, foi para o avental de histórias  e do avental foi para as
experiências teatrais com os bonecos...





  E assim, sem saber e brincando, as crianças experimentaram a narrativa,exercitaram a oralidade, o lúdico e...  A imaginação!













Estimular a leitura, o ato de ler e seus desdobramentos, proporciona à criança a construção  cultural, social e afetiva.
LER É MUITO SIGNIFICATIVO!



"Assegura a elas o direito de ingressarem no universo letrado, antes mesmo de saber o nome das letras."
 (OC p.87)


Nesta aventura, muitas possibilidades são descobertas.
Aproveite o momento, reúna a família e leia para sua criança!
Depois, peça para que ela leia pra você também... Irá se surpreender!





Proporcionamos toda sexta-feira
esse  momento às famílias através do projeto permanente  
Biblioteca Circulante, as crianças escolhem livremente seus exemplares e vão cheias de expectativas para partilhar com a família, a mágica que elas experimentam junto com a professora e seus colegas aqui na escola cada vez que o livro se abre.


   







Valorize esse momento, incentive a leitura!
Criança criativa, é criança feliz!



 “O ato de leitura é um ato mágico. O que existe por trás dessas marcas para que o olho incite a boca a produzir linguagem? Certamente é uma linguagem peculiar, bem diferente da comunicação face a face. Quem
lê não olha para o outro, mas para a página (ou qualquer outra superfície sobre a qual as marcas foram realizadas). Quem lê parece falar para o outro, porém o que diz não é a sua própria palavra, mas a palavra de um Outro que pode ser desdobrada em muitos outros saídos não se sabe de onde, também escondidos atrás das marcas."

(FERREIRO, Emilia. Interpretação, intérpretes,interpretantes".In Piaget Vygotsky, novas contribuições para o debate. Ed.
Ática, São Paulo.)


 



Experiência vivenciada pelas crianças do Infantil I E 
 Professora Valéria de Paula

6 comentários: