segunda-feira, 30 de abril de 2018


     BRINCANDO COM
 AS PALAVRAS
Infantil II A / Infantil II  C
Professora Manuela



Trabalhar com a leitura de poemas na educação infantil, pode proporcionar significantes descobertas, como conhecer as letras do alfabeto,  ampliar a linguagem, possibilidades de construção, incentivo a leitura e a criatividade poética.


Já pensou ouvir poesias, aprender e criar... Tudo de uma vez só?

Nesta atividade divertida, brincamos com  a letra inicial do próprio nome, descobrimos as letras dos nomes dos colegas, quem tem a letra igual e depois colocamos a nossa imaginação para funcionar, fazendo a “mágica” para a letra virar um desenho! 



Nossa inspiração veio do livro POEMAS PARA BRINCAR, de José Paulo Paes – Ed. Ática com a leitura do poema “Letras mágicas”.


Essa foi nossa primeira aventura com a poesia, aguardem  as próximas descobertas.

Que tal tentar em casa? 



sexta-feira, 27 de abril de 2018


CORPO ATIVO E CRIATIVO 
( Inf. II B – Professora Rita)




      Como trabalhar o corpo humano na Educação Infantil? E por quê?
Será que vamos dar conta de responder a essas perguntas?
Bem, vamos tentar!!!!
Uma das principais justificativas para trabalhar o corpo humano com as crianças é que elas já têm uma curiosidade natural sobre o tema, que pode ser estimulada e ajudará a abordar outros temas relacionados, como saúde, higiene, identidade, etc.
      Quem somos nós e qual o nosso papel? Qual a nossa relação com os outros e de que maneira nos relacionamos com o mundo ao nosso redor?
Estas questões são a base que nortearam o projeto sobre o corpo humano e, a fim de enriquecer o nosso conteúdo, procuramos trabalhar com práticas inovadoras e relevantes.
Nosso trabalho com o corpo humano possibilitou a exploração do movimento, a expressividade, a criatividade e a consciência corporal. Não partimos de esquemas preestabelecidos, mas da percepção e conscientização do corpo.
Dentre as atividades realizadas para falar sobre o corpo humano, selecionamos uma que foi muito significativa para as crianças, onde puderam observar o próprio corpo e dos colegas, nas próprias sombras - em um dia ensolarado no parque da EMEI.


      Afinal, por que temos sombra????
Quem nunca se perguntou sobre a origem das sombras? Se tem uma coisa que nos intriga é olhar para o chão e ver nossa silhueta refletida. Bom, a resposta é simples e sem muitos mistérios.
A sombra é um espaço escuro originado pela ausência de luz e criado pela presença de um obstáculo.  A sombra ocupa um determinado espaço atrás de qualquer objeto que esteja bloqueando uma fonte de luz à sua frente. Conforme a origem do ponto de luz, ela pode mudar de posição, bem como mover-se.

Fala sério!
Observar a própria sombra é demaaaais!
Agora, imaginem também poder contornar com giz a sombra do coleguinha... As crianças curtiram muito esta atividade!





quinta-feira, 12 de abril de 2018

Experimentando... Giz de cal molhado

          Quem disse que giz serve só para escrever na lousa? Aqui na nossa escola ele serve para fazer Arte!
          Com uma técnica de pintura utilizando giz de cal molhado em água, nossos artistas deram um show!


Meu dedinho fez Arte! - Pintura a dedo e com pincel


          
          Estimular os sentidos é fundamental para garantir o desenvolvimento motor e cognitivo dos pequenos.
          As tintas oferecem muitas possibilidades criativas e de descobertas.
          Nesta semana, as turmas deram asas à imaginação e exploraram este material com pintura a dedo e pincel.
          Foram momentos bastante divertidos, que possibilitaram aos nossos artistas a criação de obras incríveis. Com música ambiente, a atividade tornou-se ainda mais gostosa!


          Voilá!  








quinta-feira, 5 de abril de 2018

Ei, Isso não é um rabisco!

“Desenhar objetos, pessoas, situações, animais, emoções, ideias são tentativas de aproximação com o mundo. Desenhar é conhecer, é apropriar-se.” 

(Edith Derdyk)







          A partir do desenho das crianças conseguimos descobrir uma infinidade de coisas sobre elas. Seus desenhos expressam suas relações com a natureza, com o outro, consigo mesmos, pois elas estão a todo tempo construindo e reconstruindo suas relações, percebendo cada parte de um todo e buscando encontrar seu espaço no mundo. Para elas o desenho não é apenas um desenho, mas uma representação de suas relações, de suas descobertas, suas curiosidades, preferencias, sentimentos e angustias. 




          Nossos antepassados também utilizavam-se de desenhos para representar e registrar os acontecimentos vividos. Suas relações com os animais e natureza, suas guerras, entre outras coisas. Quando começam a falar, as crianças representam por meio de gestos os objetos ou situações como forma de concretizar os pensamentos. Depois, expressam essas mesmas situações por meio dos desenhos, que além de traços e "rabiscos", são registros gráficos da sua forma de percepção do mundo. 
          




          O desenho passa a ter além de um significado, uma simbolização, pois trazem memórias e com elas as histórias do "acontecimento". Essas "histórias" possuem grande importância para o desenvolvimento infantil, pois é nele é primeiro passo da escrita. Aos poucos as crianças vão denominando aquilo que desenham e criando a curiosidade de escrever seus nomes. 



          Nossa função enquanto mediadoras desse processo, é possibilitar que as crianças tenham acesso aos mais diversos tipos de materiais, situações e espaços, para que interagindo com eles, possam deixar sua imaginação livre para se expressar, tendo os mais variados tipos de experimentações, experiencias e aprendizados. 






Você conhece o nosso Projeto Alimentação?



         
No ano de 2017, durante uma das reuniões sobre os Indicadores da Qualidade da Educação Infantil Paulistana constatamos alguns problemas referentes à alimentação das crianças. As educadoras observaram que muitas crianças não estavam aceitando as refeições ofertadas pela escola, além do grande desperdício. Para tentar sanar esse problema, iniciamos a implantação de várias ações para fazer com que as crianças aprendessem mais sobre os alimentos e que passassem a comer melhor e uma delas foi o nosso "PROJETO ALIMENTAÇÃO".

            Nossos objetivos com esse projeto vão além de fazer com que as crianças ampliem seus conhecimentos sobre legumes, verduras e frutas. Nós esperamos que elas os conheçam em sua forma natural, experimentem os diversos tipos de alimentos servidos e valorizem o trabalho das profissionais que os preparam.


         Desta forma, proporcionamos um espaço de apresentação da refeição do dia com o uso do cardápio escrito e ilustrado. A partir desta implantação, iniciou-se um trabalho pedagógico para conhecer os alimentos: sua origem, as formas de preparo, entre outras ações. E todos os funcionários ajudaram, viu?







             Para que nosso projeto ficasse mais atrativo e realmente incentivássemos as crianças a comerem, implantamos o "DEGUSTADOR DO DIA", onde a cada dia um funcionário da escola se alimenta com uma das nossas turmas. Nosso projeto é bem organizado, tem calendário e tudo!
      Depois que implantamos o projeto, vimos a necessidade de algumas mudanças nos horários das refeições da escola. Neste ano, ao invés de jantar, as crianças almoçam quando chegam! Uhmmm... Que fome!
         E sabe o que é mais legal? Todos podem acompanhar o que será servido semanalmente, nas postagens do "cardápio da semana" aqui no nosso Blog!

Ahh... a adaptação...


“Nesta vida, pode-se aprender três coisas de uma criança:estar sempre alegre, nunca ficar inativo e chorar com força por tudo o que se quer.”                                                                  (Paulo Leminski)
             


         Logo que começamos o ano letivo, uma avalanche de sentimentos toma nosso pensamento e a nossa primeira preocupação é: "como será a adaptação dos nossos pequenos?". Os pais ficam preocupados se seus filhos gostarão da nova escola, dos professores, dos novos colegas, da nova rotina, se ficarão bem ou se chorarão, enfim, são tantos pensamentos! 



             Chegando na escola o momento inevitável acontece: a separação. E com ela vem o choro. Ah o choro. Tão angustiante para os pais e para os pequenos. A separação começa a doer não só nas crianças, mas também nos pais, que nada podem fazer para amenizar esse sofrimento. E infelizmente ele vem. As vezes pela sensação de insegurança que sentem em sair do ambiente familiar, onde tudo e todos são conhecidos, às vezes acontece pelas situações desafiadoras que um novo ambiente nos traz, as novas amizades, novas professoras. Até que a confiança seja estabelecida os momentos de separação são bem dolorosos, mas, e o que a escola pode fazer para torná-lo mais tranquilo e feliz? 

           Primeiro, é importante que os pais confiem na escola , confiem nas professoras nos funcionários. É importante que saibam que neste espaço tudo é pensado para que as crianças sintam-se seguras, felizes e acolhidas por todos. O próximo passo é respeitarmos o tempo de cada criança, pois cada uma reage de uma maneira a essa separação, algumas choram longos períodos de tempo, outras ficam agressivas. Precisamos entender também que o que para nós pode ser um curto período, para elas pode significar um imenso abandono.

            
         Cada turma possui sua particularidade, portanto, cada professora planeja suas atividades de acordo com os anseios e desejos da turma. Assim, para que esse período seja feliz e o mais tranquilo possível para as crianças, planejamos atividades e brincadeiras que propiciem a interação entre eles, proporcionando momentos de alegrias e descobertas. Será que eles se divertiram?





A proposta desta atividade nasceu após a história "A joaninha muito preguiçosa". A joaninha estava muito cansada de dormir na flor, mas por ser preguiçosa nunca havia aprendido a voar. Depois de pegar carona nos animais que passavam, aprendeu com um grande susto a bater asas e voar por aí. Nesta atividade as crianças não podiam deixar a bola (joaninha) cair no chão. Acho que eles gostaram, e vocês? 

                                                      Baile de carnaval





                  Que delícia nos divertirmos com nossos amigos