sexta-feira, 27 de abril de 2018


CORPO ATIVO E CRIATIVO 
( Inf. II B – Professora Rita)




      Como trabalhar o corpo humano na Educação Infantil? E por quê?
Será que vamos dar conta de responder a essas perguntas?
Bem, vamos tentar!!!!
Uma das principais justificativas para trabalhar o corpo humano com as crianças é que elas já têm uma curiosidade natural sobre o tema, que pode ser estimulada e ajudará a abordar outros temas relacionados, como saúde, higiene, identidade, etc.
      Quem somos nós e qual o nosso papel? Qual a nossa relação com os outros e de que maneira nos relacionamos com o mundo ao nosso redor?
Estas questões são a base que nortearam o projeto sobre o corpo humano e, a fim de enriquecer o nosso conteúdo, procuramos trabalhar com práticas inovadoras e relevantes.
Nosso trabalho com o corpo humano possibilitou a exploração do movimento, a expressividade, a criatividade e a consciência corporal. Não partimos de esquemas preestabelecidos, mas da percepção e conscientização do corpo.
Dentre as atividades realizadas para falar sobre o corpo humano, selecionamos uma que foi muito significativa para as crianças, onde puderam observar o próprio corpo e dos colegas, nas próprias sombras - em um dia ensolarado no parque da EMEI.


      Afinal, por que temos sombra????
Quem nunca se perguntou sobre a origem das sombras? Se tem uma coisa que nos intriga é olhar para o chão e ver nossa silhueta refletida. Bom, a resposta é simples e sem muitos mistérios.
A sombra é um espaço escuro originado pela ausência de luz e criado pela presença de um obstáculo.  A sombra ocupa um determinado espaço atrás de qualquer objeto que esteja bloqueando uma fonte de luz à sua frente. Conforme a origem do ponto de luz, ela pode mudar de posição, bem como mover-se.

Fala sério!
Observar a própria sombra é demaaaais!
Agora, imaginem também poder contornar com giz a sombra do coleguinha... As crianças curtiram muito esta atividade!





Nenhum comentário:

Postar um comentário